Sacolão na Zona Norte do Rio

Avaliar o custo de vida antes de morar em um bairro é bem importante para não ter surpresas e nem gastos além do previsto. E nada melhor como a avaliação dos próprios moradores da cidade para dizer quais as regiões têm o custo de vida mais barato.

Entre novembro de 2016 e novembro de 2017, fizemos uma pesquisa, com nossos usuários, para saber quais os bairros do Rio de Janeiro têm o menor custo de vida.

A pesquisa indicou que o Jardim América é o bairro com menor custo de vida na cidade carioca. Em segundo lugar ficou Guaratiba e o terceiro bairro com menor custo de vida é Pilares.

Durante a pesquisa, os usuários davam notas de 0 a 10 aos bairros no que se refere ao custo de vida na região. O Jardim América recebeu nota de 6,8, Guaratiba conquistou 6,4 e Pilares teve nota de 6,3.  A pesquisa ouviu 8.013 moradores do Rio de Janeiro neste período.

Jardim América

O Jardim América é um bairro predominantemente de classe média, residencial, localizado próximo à Avenida Brasil e à Rodovia Presidente Dutra, fazendo parte da histórica Zona da Leopoldina. A população do bairro é, em sua maioria, composta por imigrantes nordestinos e mineiros.

Guaratiba

Guaratiba é o bairro mais extenso do Rio de Janeiro, embora seja pouco povoado devido às regiões com praias. A população é formada por pessoas de classe média baixa – apesar de haver casarões e sítios de alto padrão por lá, normalmente usados para aluguel de temporada.

Pilares

Pilares está localizado próximo ao Méier e Madureira e abriga a sede da Caprichosos de Pilares, famosa escola de samba da primeira divisão do Carnaval Carioca.

Veja abaixo os 10 bairros com menor custo de vida no Rio de Janeiro e suas respectivas notas:

Jardim América – 6,8

Guaratiba – 6,4

Pilares – 6,3

Madureira – 6,3

Paciência – 6,3

Marechal Hermes – 6,2

Vicente de Carvalho – 6,1

Penha – 6,1

Padre Miguel – 6,1

Bangu – 6,1