Avaliar o custo de vida antes de morar em um bairro é bem importante para não ter surpresas e nem gastos além do previsto. E nada melhor como a avaliação dos próprios moradores da cidade para dizer quais as regiões têm o custo de vida mais barato.
Entre novembro de 2016 e novembro de 2017, fizemos uma pesquisa, com nossos usuários, para saber quais os bairros do Rio de Janeiro têm o menor custo de vida.
A pesquisa indicou que o Jardim América é o bairro com menor custo de vida na cidade carioca. Em segundo lugar ficou Guaratiba e o terceiro bairro com menor custo de vida é Pilares.
Durante a pesquisa, os usuários davam notas de 0 a 10 aos bairros no que se refere ao custo de vida na região. O Jardim América recebeu nota de 6,8, Guaratiba conquistou 6,4 e Pilares teve nota de 6,3. A pesquisa ouviu 8.013 moradores do Rio de Janeiro neste período.
Jardim América
O Jardim América é um bairro predominantemente de classe média, residencial, localizado próximo à Avenida Brasil e à Rodovia Presidente Dutra, fazendo parte da histórica Zona da Leopoldina. A população do bairro é, em sua maioria, composta por imigrantes nordestinos e mineiros.
Guaratiba
Guaratiba é o bairro mais extenso do Rio de Janeiro, embora seja pouco povoado devido às regiões com praias. A população é formada por pessoas de classe média baixa – apesar de haver casarões e sítios de alto padrão por lá, normalmente usados para aluguel de temporada.
Pilares
Pilares está localizado próximo ao Méier e Madureira e abriga a sede da Caprichosos de Pilares, famosa escola de samba da primeira divisão do Carnaval Carioca.
Veja abaixo os 10 bairros com menor custo de vida no Rio de Janeiro e suas respectivas notas:
Jardim América – 6,8
Guaratiba – 6,4
Pilares – 6,3
Madureira – 6,3
Paciência – 6,3
Marechal Hermes – 6,2
Vicente de Carvalho – 6,1
Penha – 6,1
Padre Miguel – 6,1
Bangu – 6,1