quartos_compactos_vitacon
Foto: Vitacon

Os imóveis pequenos são uma tendência mundial e vêm ganhando cada vez mais adeptos nas grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo. São imóveis de 40m², 30m², 25m², 14m² à venda. Entre os tipos de imóveis pequenos estão: flats, quitinetes (conhecidas também como conjugados) e studios.

O perfil do público que procura por esse tipo de imóvel é em muitos casos solteiros, divorciados, universitários que desejam morar perto da faculdade, ou mesmo pessoas que não querem perder horas e horas no trânsito para chegar no trabalho.

Os apartamentos pequenos são a solução para quem deseja morar em bairros valorizados e pagar preços mais baixos. O estilo de vida de quem mora nesses pequenos imóveis também é bem particular.

São pessoas que passam pouco tempo em casa, que visam morar em bairros nobres, perto de faculdades, restaurantes, comércio e principalmente que não têm problema em compartilhar com outros moradores os ambientes que o prédio oferece.

lavanderia_compartilhada
Foto: Vitacon

As incorporadoras e construtoras estão investindo em lançamentos de studios (apartamentos pequenos  com áreas comuns, como: espaço para coworking, cozinhas e lavanderias compartilhadas, SPAs, bicicletários, compartilhamento de carros e academias bem equipadas.

Veja abaixo a diferença entre studio, flat e quitinete:

Studio – O loft e o studio são bem semelhantes, mas o studio tem algumas divisões internas a mais que o loft, como, por exemplo, o quarto privativo, delimitado com paredes. Os studios costumam ter uma estrutura moderna e áreas sociais como lavanderia, piscina, sauna, academia, salões de jogos, e co-working. Existem studios de até 10 metros quadrados;

Flat – O flat também é conhecido como apart-hotel, tem suas divisões estabelecidas específicas de sala, quarto, banheiro e até cozinha. O imóvel conta com serviços similares aos de um hotel (recepção, lanchonete, lavanderia, segurança e limpeza), que são cobrados junto às taxas de condomínio. Sua área é um pouco maior que a de um quarto de hotel;

Quitinete – Também conhecida como conjugado, a quitinete é bem popular no Brasil. O imóvel é formado por quarto, banheiro, sala e uma diminuta área de cozinha, integrada no estilo americano, com apenas uma bancada de divisória. As quitinetes são encontradas nos centros das grandes cidades. A estrutura é simples e bem menos sofisticada que os outros imóveis pequenos. Os tamanhos variam entre 20 e 40 metros quadrados.

Procurando por apartamentos pequenos? Dá uma olhada nessas ofertas de studios em Vila Olímpia, Bom Retiro, Pinheiros, Cerqueira César, Vila Buarque e Vila Mariana.